terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Palestina LIVRE!"


Diversos são os movimentos ao redor do mundo apoiando a causa da palestina, desde protestos até ONGs, ou ainda, embora não organizada, a opinião pública muitas vezes se mostra perplexa frente aos frequentes ataques "mais violentos" de Israel,pedindo pela paz do conflito, o fim dos ataques.

Entendendo a violência, os atos como algo que não possa ser medido, devido ao maior poderio militar de Israel, o povo da Palestina, principalmente dos habitantes da região da faixa de Gaza, como por exemplo na privação de uma qualidade de vida adequada, falta de infra-estrutura e contantes ataques, seja do exército de Israel, seja de grupos terroristas.

Em relação aos protestos, as principais reivindicações giram em torno do fim do conflito, fim dos ataques a Palestina e do seu reconhecimento como Estado.  

Baseado no histórico que o povo palestino possui com aquele território e de toda repressão que a população que ali vive, o Estado Palestino merece liberdade e mais apoio?








Sugestões de filmes sobre o conflito Israel X Palestina

    O site Guia do Estudante, realizou uma seleção sobre 5 filmes que tratam sobre a questão do conflito Israel X Palestina. Sendo os filmes um modo de aprendizagem diferenciada sobre o assunto tratado e que, de certa forma, nos ajuda a tomar um posicionamento, sugerimos três filmes para serem assistidos, sendo eles:

Munique (2005)

História baseada em fatos reais, traz Eric Bana no papel de um agente da Mossad (serviço secreto israelense) que lidera uma equipe em busca de membros do grupo terrorista Setembro Negro que, em 1972, haviam massacrado atletas israelenses que estavam participando das Olimpíadas em Munique.




Limoeiro (2008)

Também baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma viúva palestina que vive na fronteira da Cisjordânia, quando o ministro de Israel se torna seu vizinho e tenta remover seu limoeiro.

Ocupação 101 – A Voz da Maioria Silenciada (2006)

Documentário premiado que mostra um ponto de vista bem claro e situações que ocorrem na região do conflito, como roubo de  terras, prisões sem julgamento, assassinatos, brutalidade, entre outros. (filme na integra).



Enem 2014 - Geografia


Com a realização do ENEM nesse último final de semana, as questões de todas as áreas foram classificadas como de nível “difícil”. Com a Geografia tendo questões de caráter interdisciplinar, em que vários “conhecimentos” se associam para resolvê-las, escolhemos uma delas para ser analisada.

Questão 10 - Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da "Grande Muralha Verde", barreira vegetal que se estenderá por 7000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo. 20 maio 2013 (adaptado).

O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
A) Facilita as trocas comerciais.
B) Soluciona os conflitos fundiários.
C) Restringe a diversidade biológica.
D) Fomenta a atividade de pastoreio.
E) Evita a expansão da desertificação.

Na questão acima, para o entendimento da proposta do projeto ambiental, é preciso um conhecimento básico sobre o clima da referida região. Assim como no Oriente Médio, o clima do norte da África árido e semi-árido, com a vegetação sendo composta na sua maior parte por xerófitas e com pouca disponibilidade hídrica, logo, surgem necessidades que vão de encontro com esse tipo climático, tal como produção de alimentos.
A "Grande Muralha Verde", que terá cerca de 7000 km de extensão no sul do deserto do Saara, na área de transição da área desértica e a savana africana. Sendo esse ponto uma área crítica, devido ao processo de desertificação, o projeto poderá trazer benefícios para a população no que se diz respeito à produção agrícola e acesso a água.
No que se diz respeito ao acesso aos “recursos naturais”, fato esse que geram embate no caso de Israel x Palestina na sua distribuição territorial, a construção dessa  “muralha” poderá gerar conflitos na região?



*Para mais questões resolvidas de Vestibulares e Enem, na aba blogs e sites (no fim da página), encontram-se algumas sugestões.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Israel VS Palestina: Quem grita mais alto?

Fonte: Saddahaq

Atualmente, assim como foi comentado no post anterior, alguns acontecimentos acabam tendo grande repercussão internacional, repercussão essa que além de ganhar força, acaba dividindo a opinião pública.
Tendo o assassinato de três jovens israelenses sido o estopim do início de mais uma investida violenta, a operação “Margem Protetora” foi lançada nesse ano pelas forças israelenses no dia 8 de julho durando cerca 50 dias, o objetivo era destruir os túneis e os foguetes do grupo extremista Hamas, e após inúmeros ataques aéreos e combates por terra, cerca de 2.000 civis palestinos e 69 israelenses morreram.
Devido a esses acontecimentos, foi possível observar uma solidariedade internacional frente as consequências desse conflito, abrangendo países como Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, França, Turquia, entre outros. Com maior apoio a causa palestina, devido não somente aos resultados dessa última operação mas também a todo histórico do conflito, a maior parte das notícias divulgadas pela mídia, tiveram como foco o movimento “Pró-Palestina”, reunindo milhares de pessoas nas ruas que chamavam pela paz na faixa de gaza e pela punição de Israel pelos seus crimes.

Fonte: Vermelho

Por outro lado, apesar de apresentar uma menor força de apoio a sua causa, os movimentos “Pró-Israel” também expressaram seu ponto de vista, defendendo o direito de Israel se defender contra os ataques da Palestina, e o combate aos terroristas do grupo Hamas. 

Fonte: O Globo

Atualmente, devido à facilidade de acesso a informação proporcionada através da tecnologia, o acesso aos acontecimentos mais recentes, bem como informações relativas ao histórico desses acontecimentos, se dá de modo rápido, chegando dessa forma, a maior parte da população. A TV, através de noticiários e outros programas, acabam tendo um papel fundamental ao atingir todas as camadas da população, entretanto, é preciso levantar algumas questões:

- Toda informação é real ou sofre algum tipo de manipulação?
- No caso do conflito Israel vs Palestina, qual é posicionamento predominante da mídia?
- Como a mídia influencia na opinião da população?
- As manifestações ou protestos em países de realidade sociocultural distintas do Oriente Médio teriam de fato alguma influência na tomada de decisões de órgão internacionais como a ONU?
- Como buscar informações mais “reais”?



domingo, 28 de setembro de 2014

O Desafio do Balde...




Fonte: www.tecmundo.com.br

O "Desafio do Balde de Gelo" tornou-se uma mania internacional, com a proposta de derramar um balde de água gelada na cabeça ou fazer uma doação a uma associação que luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica.
Em Gaza, um território devastado pela guerra, após os bombardeios israelenses no início de agosto desse ano, o jornalista local, Ayman al-Alul, inventou o "Desafio do Balde de Escombros", com o intuito de comover e buscar ajuda de outras pessoas.



“Olá, eu gostei da idéia do desafio do balde de gelo e então decidi inventar uma versão Palestina. Nós procuramos por um balde de água, entretanto o uso da água é mais importante do que despejá-la sobre nossas cabeças, e mesmo que a água estivesse disponível seria difícil congelá-la. E quando nós tentamos fazer a versão palestina, nós olhamos ao nosso redor e encontramos o lugar assim como você vê (prédios destruídos), portanto decidi usar isso ao invés de água congelada. Esse desafio não é para um povo específico, mas pra todas as pessoas que simpatizam com o povo palestino. Nós não pedimos por ajuda material, qualquer um que queira ajudar Gaza deveria inventar a sua própria idéia. Nós pedimos pela posição solidária daqueles que tem seguidores e popularidade, nós precisamos dessa postura.
Nós não temos água, mas é isso o que temos. Talvez eu não vá encontrar água pra me limpar quando eu for pra casa, então se você me encontrar sujo no próximo relato, tente me perdoar e tente ser compreensivo conosco. Até.”


Dado os acontecimentos em torno desse conflito, como as redes sociais abordam esse assunto?


Fonte:http://fredsonpaivareporter.blogspot.com.br




quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Israel x Palestina: as duas faces de um conflito

Atualmente coexistem diversas regiões no mundo contendo variados tipos de conflitos, tais como: disputa por território, luta por independência, questões religiosas, éticas e econômicas. Sendo possível, desse modo, localizar os focos de tensão em diferentes escalas que acabam tendo repercussão em nível global.

Um dos principais conflitos que tem sido mais noticiados pela mídia é a questão da disputa, principalmente por território, entre a Palestina e Israel, conflito esse que tem sua origem desde 1890, levando a diversas consequências para os árabes e os judeus. O vídeo a seguir apresentam um breve resumo dos acontecimentos em torno dessa disputa:



Entretanto...

Será fácil definir um lado reprimido e um lado opressor? Quais interesses estariam em apoiar um ou outro participante do confronto? O acordo entre Israel e Palestina é uma possibilidade?


Obs: para ativar a legenda do primeiro vídeo, clique em "CC".